Cifose dorsal: curvatura padrão ou problema de coluna?

Cifose dorsal: curvatura padrão ou problema de coluna?

A coluna do ser humano possui curvaturas fisiológicas, ou seja, naturais do corpo. Elas são importantes na absorção de impactos, no equilíbrio do peso do corpo e na flexibilidade. Quando a curvatura dorsal respeita os limites de 20° até 40°, estão dentro da normalidade esperada para uma pessoa saudável, mas acima disso, quando há aumento exagerado desta curvatura, já pode ser detectada a cifose dorsal exacerbada ou hipercifose, como também é conhecida. Se o paciente apresenta ombros, cabeça e pescoço projetados para frente e o dorso arredondado, está na hora de procurar um médico especialista em coluna para uma avaliação.

O que é

A famosa corcunda é a principal característica da cifose dorsal, que está entre os problemas de deformidade de coluna mais conhecidos. A cifose dorsal exacerbada pode ser congênita, ou seja, ocorre pela má-formação dos ossos da coluna vertebral durante a gestação; pode ser uma cifose adquirida, quando o problema se manifesta ao longo da vida do paciente; ou então uma cifose postural, que é o tipo mais comum pela má postura no dia a dia.

Na ciência, também se classifica a cifose como primária ou secundária. Nas primárias, a curvatura tem caráter benigno e pode ser revertida. Apesar disso, exige tratamento com um médico ortopedista atuante em patologias da coluna vertebral. Se não for tratado, a gravidade do problema pode se acentuar e virar um problema estrutural. Nas secundárias, as deformidades costumam ser mais severas e ocorrem justamente na estrutura da coluna. Elas podem estar relacionadas a outras doenças, como osteoporose, neurofibromatose, artrite reumatoide, obesidade, tumores, câncer e outras.

Causas

Ainda que existam inúmeros fatores capazes de favorecer o aparecimento da hipercifose, grande parte dos casos são idiopáticos e não possuem uma origem conhecida. Quando é possível determinar uma causa, os principais diagnósticos giram em torno de fatores genéticos ou má postura na rotina diária. Sentar ou dormir de mau jeito, uso incorreto do computador, televisão ou celular, sedentarismo, tabagismo, carregar peso em excesso, praticar atividades físicas sem o acompanhamento de um profissional são alguns exemplos de maus hábitos que podem favorecer o desvio da coluna.

A idade também é uma causa conhecida. Com o avançar do tempo, os ossos sofrem alterações comuns do envelhecimento do corpo humano e a curvatura pode se acentuar.

Sintomas

Pode-se dizer que a estética é o sintoma mais comum da hipercifose dorsal. Muitos pacientes não apresentam nenhuma outra queixa, além das reclamações pela curvatura exagerada nas costas. Entretanto, nos casos mais graves, pode haver dor e limitação funcional. Se o paciente está em repouso e sente dor, procure um ortopedista imediatamente. Mesmo sem relatos de dor, o acompanhamento médico é indispensável.

 

Diagnóstico

Adolescentes e idosos são os públicos mais acometidos pela hipercifose dorsal, mas o problema pode surgir em qualquer fase da vida. Por isso, toda e qualquer mudança postural deve ser acompanhada por um especialista em coluna. Quanto mais cedo o profissional for procurado, melhor será o prognóstico.

O diagnóstico será dado após um exame clínico completo. Se necessário, o ortopedista pode solicitar ainda exames complementares, como raio-x, ressonância ou tomografia.

Tratamento

Não existe um remédio capaz de resolver a curvatura excessiva da cifose dorsal, mas pode ser possível tratar. Cada caso deve ser avaliado. Para desvios de coluna moderados, recomenda-se a reeducação postural, exercícios de fisioterapia, RPG, yoga, pilates e atividades como natação e musculação. Alongamento também é uma técnica bastante eficiente a curto, médio e longo prazo. Qualquer prática deve ser supervisionada de um profissional.

O uso de coletes específicos em época adequada auxilia na estabilização das vértebras e pode impedir que a hipercifose se agrave. A cirurgia é indicada em casos específicos, normalmente em pacientes com mais de 70° de desvio. Medicamentos para alívio da dor, anti-inflamatórios, analgésicos ou relaxantes musculares podem ser uma alternativa auxiliar no tratamento. Qualquer uma das opções será decidida e indicada pelo médico ortopedista, após uma avaliação completa.

Os cuidados com a coluna devem ser constantes, desde a infância, até a fase adulta e também na rotina dos idosos. Hábitos saudáveis ajudam a manter a saúde de todo o corpo e podem colaborar na prevenção da cifose dorsal pela má postura. Quando a cifose decorre de problemas estruturais, não é possível prevenir, no entanto, pode-se controlar sua progressão.

Informações da Previdência Social apontam que a dor nas costas ocupa o primeiro lugar no ranking das doenças que mais afastam os profissionais do trabalho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dores nas costas atingem mais de 16% da população ativa e oito em cada dez brasileiros vão ter dor nas costas ao longo da vida. Esses dados comprovam o quão é importante um acompanhamento médico.

Ter dor nas costas pode ser comum, mas não é normal. Procure um médico ortopedista atuante em patologias da coluna vertebral para mais informações.