Osteoporose

Osteoporose

O que é

A osteoporose é uma doença dos ossos. Os minerais do corpo humano, como o cálcio, tornam os ossos duros e densos. Quando há diminuição da densidade óssea, o esqueleto fica frágil e suscetível a fraturas. Essa condição metabólica é chamada de osteoporose, bastante comum em pessoas idosas. Estima-se que pelo menos dez milhões de brasileiros sofram com esse problema, que na grande maioria das vezes é silencioso e só é diagnosticado após a primeira fratura. As mais habituais acontecem no quadril, nas vértebras e também no fêmur. Por isso, a prevenção é o melhor caminho para evitar consequências mais graves.

Fratura na coluna

As vértebras sustentam boa parte do peso do corpo, porque servem de apoio para outras partes do esqueleto humano. Com isso, um simples movimento, como carregar peso em posição incorreta, pode resultar em fratura. A diminuição de estatura e coluna curvada podem ser sinais de fratura vertebral. Com um quadro de osteoporose, é comum que haja fratura na coluna e o osso se consolide em uma posição que acentue a cifose da coluna, conhecida popularmente como corcunda. Dados científicos apontam que mulheres com fraturas na coluna tem 27% de chance de apresentar novas fraturas após a primeira, em cada ano.

Causas

A grande maioria dos casos de osteoporose acontece espontaneamente, ou seja, com o avançar da idade. Isso porque o organismo perde, naturalmente, a capacidade de absorver o cálcio com o passar dos anos. A doença também é comum em mulheres depois da menopausa, em consequência da queda brusca na produção de estrogênio, mas os homens também devem estar atentos aos sinais. A deficiência do estrógeno pode ocorrer em ambos os sexos. Isso responde o motivo da osteoporose atingir um homem para cada quatro mulheres.

Se os níveis de vitamina D estiverem baixos, o resultado pode ser a deficiência de cálcio. Da mesma forma, determinados medicamentos podem causar perda óssea. Sedentarismo, uso de tabaco e bebidas alcoólicas, alimentação pobre em nutrientes e histórico familiar são outros fatores de atenção. Alguns distúrbios hormonais, certos tipos de câncer e até mesmo artrite reumatoide podem ser facilitadores para o aparecimento de osteoporose, apesar de serem casos mais raros.

 

Sintomas

Como a diminuição da densidade óssea acontece gradualmente, é comum que a pessoa não apresente sintomas. A luz de alerta geralmente acende quando há fratura nos ossos. Impactos leves são suficientes para que um osso poroso se quebre. Dependendo da fratura, a pessoa pode sentir dor no local. Estima-se que dois terços das fraturas na coluna passem despercebidas pelo paciente. A perda de altura é um indicativo de fratura vertebral. Alerta vermelho também para fraturas no fêmur, que podem impactar gravemente a vida do paciente, levando até a óbito.

Prevenção

Como evitar uma doença silenciosa? Com prevenção. Bons hábitos de vida devem ser seguidos desde sempre. Alimentação rica em cálcio e vitamina D e exposição ao sol nos horários de menos calor são exemplos básicos e certeiros para manutenção de ossos sadios. Atividade física é essencial, pois fortalece músculos, tendões e ossos. É mais fácil prevenir do que tratar a osteoporose.

Diagnóstico e tratamento

A Densitometria Óssea é um exame que mede a densidade de minerais dos ossos, ideal para diagnosticar osteoporose. Da mesma forma, o raio-x pode auxiliar na confirmação do diagnóstico, principalmente em casos de fratura na coluna vertebral. Juntamente com o exame clínico de um ortopedista, é possível definir um prognóstico.

 

A doença não tem cura, mas tem tratamento. Se o paciente respeitar os hábitos de prevenção, ainda que já diagnosticado, somado ao uso de medicamentos, estimulando a produção de massa óssea, será possível prevenir fraturas e manter a qualidade de vida. Qualquer orientação deve ser dada por um médico especialista.