Artrose

Artrose

A artrose na coluna é uma doença também conhecida como osteoartrite da coluna ou espondiloartrose. É caracterizada pelo desgaste da cartilagem das articulações da coluna que tem como função evitar o atrito entre os ossos durante o movimento.

Qualquer região da coluna pode ser acometida pela artrose, sendo mais comum nas regiões lombar e cervical.

PRINCIPAIS SINTOMAS

Os sintomas podem variar em intensidade para cada pessoa, podendo ainda causar limitações para as atividades diárias e de trabalho, o que pode ser um fator de afastamento do trabalho e aposentadoria, em casos mais raros.

Os principais sintomas são:

– Dor na coluna que piora com o movimento

– Dificuldade para movimentar região afetada devido à dor

– Sensação de formigamento ou de dormência no pescoço ou nos braços, quando há artrose cervical

– Sensação de formigamento ou de dormência nas pernas quando há artrose na lombar

CAUSAS DA ARTROSE NA COLUNA

Influências genéticas e hereditárias podem ocasionar a artrose da coluna, entretanto, essas alterações também podem ser provocadas por:

– Desgaste natural em decorrência do envelhecimento

– Movimentos repetitivos com objetos pesados e executados de forma errada

– Excesso de exercício físicos

– Traumas e acidentes

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito a partir de relatos sobre os sintomas apresentados pelo paciente, exame físico feito pelo médico e com exames de imagem como raio-x da coluna, ressonância magnética da coluna.

TRATAMENTO

A Artrose é uma doença progressiva e que não tem cura. Porém, existem tratamentos com medicação que ajudam a aliviar os sintomas de dor, oferecendo mais qualidade de vida aos pacientes.

A fisioterapia é também um importante instrumento como tratamento de artrose uma vez que os exercícios e manipulações ajudam a diminuir a inflamação, alinhar as articulações e fortalecer a musculatura, de forma que há menos sobrecarga e dor na coluna.

As atividades físicas tonificam os músculos e mantêm a estabilidade das articulações mais recomendáveis a natação e hidroginástica, pois trabalham os músculos com o menor impacto para as articulações.

CIRURGIA

Apenas em alguns casos em que não há melhora dos sintomas com os tratamentos citados acima é que as cirurgias da coluna são indicadas pelo ortopedista ou neurocirurgião. Os riscos do procedimento, ainda que pequenos, podem causar complicações, como sangramentos, infecções ou lesões na coluna.

Os tratamentos cirúrgicos consistem em radiofrequência, cirurgia convencional ou minimamente invasiva para corrigir deformidades, diminuir os sintomas e diminuir as limitações.

Todos os tratamentos citados devem ser recomendados pelo médico especialista, realizados de maneira responsável e a prática de atividade física acompanhada por um profissional que vai orientar a correta execução dos movimentos com a uma postura correta.