Infecções da Coluna

icon-infeccao

Infecções da Coluna (Espondilodiscites)

As infecções da coluna são causadas pela proliferação de bactérias nas vértebras, discos ou tecidos adjacentes à coluna. Na maioria dos casos, elas entram na corrente sanguínea por ferimentos na pele ou por infecções em outros órgãos e, então, alcançam a coluna vertebral, onde se implantam.

Outra maneira de se adquirir uma infecção é pela manipulação cirúrgica da coluna, quando, mesmo com a adoção de procedimentos de assepsia, bactérias entram em contato com a região que está sendo operada.

Sintomas

Normalmente, se manifestam com dor que piora progressivamente apesar do uso de medicações e com o comprometimento da função da coluna vertebral (sentar e andar).

Tratamento

O tratamento de infecções é feito com o uso de antibióticos endovenosos por longo período e na estabilização da região da coluna acometida, seja com uso de coletes ou com cirurgia.

A cirurgia também é indicada quando há déficit neurológico (alteração de força, perda do controle da urinário (incontinência urinária) ou perda do controle intestinal (incontinência fecal). Os procedimentos cirúrgicos têm indicação nos casos em que os antibióticos venosos por si só não são capazes de conter a infecção ou quando a dor não melhora com a administração de antibióticos venosos.