Fraturas da Coluna

icon-fraturas

As fraturas da coluna vertebral em geral causam dor intensa e podem limitar a realização de atividades básicas, como sentar por exemplo.

São geradas por traumas classificados como:

  • Alta energia: queda de telhados, acidentes de automóveis, atropelamentos;
  • Baixa energia: queda da própria altura, impactos menores.

A fratura de coluna que ocorre após um trauma de baixa energia normalmente indica a presença de alguma patologia gerando fragilidade ao osso da coluna, como osteopenia ou osteoporose (responsável pela grande maioria dos casos) e até mesmo tumores ou infecções (espondilodiscites) da coluna.

Tratamento

Temidas devido ao risco de gerarem compressão sobre estruturas nobres, como medula e raízes nervosas, com consequente déficit neurológico, incompleto ou completo (paraplegia e tetraplegia), as fraturas da coluna podem ser tratadas de maneira conservadora, através do uso de cintas ou coletes, ou cirurgicamente.

A intervenção cirúrgica é feita somente em casos em que não há resposta com medicações ou infiltrações ou nos casos em que o paciente desenvolva déficit neurológico (perda de força, perda de controle do intestino (incontinência fecal), perda de controle da bexiga (incontinência urinária).