Deformidades da Coluna

icon-deformidades

As deformidades da coluna são doenças que podem alterar o eixo fisiológico da coluna vertebral.

A coluna vertebral, quando olhada de frente, é retilínea com desvios discretos de até 10˚. Quando observada em perfil, apresenta 3 curvaturas fisiológicas: lordose lombar, cifose torácica e lordose cervical. Todas estas 3 curvaturas são fisiológicas e devem estar presentes, sendo que estudos atuais mostram que existem diferentes padrões de normalidade da coluna, algumas com lordoses e cifose mais acentuadas e outras em que estas curvas são mais atenuadas.

Escoliose: A deformidade mais conhecida é a escoliose, responsável por gerar desvio da coluna no plano coronal (quando se olha o paciente de frente) e pode ser dividida em idiopática, neuromuscular, congênita e sindrômica.

Hipercifose: Um segundo tipo conhecido de deformidade é a hipercifose, sendo um aumento da cifose torácica acima de 45˚ a 50˚. Também dividida de acordo com a causa: postural, doença de scheuermann, congênita, infecciosa e tumoral.

Deformidade do Adulto: Em terceiro lugar, mas não menos importante, encontra-se a deformidade do adulto. Deformidade que pode consistir em escoliose, cifose ou na combinação de ambas associada a um desequilíbrio do tronco em decorrência da deformidade com consequente prejuízo da capacidade funcional do paciente. Esta deformidade ocorre em consequência do processo de envelhecimento da coluna (consequentemente ocorre em idosos, preferencialmente) e foi descrita recentemente, sendo que sua compreensão encontra-se ainda, em desenvolvimento.